No último fim de semana, foi realizada a 3ª etapa do Circuito Oeste de Vôlei de Praia em Foz do Iguaçu. O evento está em sua segunda edição, mas já demonstra grande potencial de crescimento e envolvimento na região. A competição, que conta com cinco etapas em diferentes cidades do Oeste do Paraná, atraiu 42 duplas nesta etapa.
Desempenho de Foz do Iguaçu
Os atletas de Foz do Iguaçu têm se destacado desde o início do circuito. Na 1ª etapa, realizada em Toledo, Felipe e Khelson conquistaram o título na categoria masculina, enquanto Jessica e Abigail brilharam na categoria feminina.
Na 2ª etapa, que aconteceu em Marechal Cândido Rondon, foi a vez de Ricardo e André levarem o troféu na categoria masculina, e Abigail, desta vez ao lado de Alicia, alcançou o vice-campeonato na categoria feminina.
Nesta 3ª etapa, Laene e Leticia ficaram em primeiro lugar, e a dupla Jessica e Abigail em segundo.
Felipe e Khelson conquistaram novamente o primeiro lugar.
Para Felipe Miranda, jogador e professor de vôlei, o esporte é uma paixão de longa data. “Jogo já faz quase 10 anos. Quem me motivou foi minha família; meus pais sempre jogaram e desde pequeno acompanho eles”, diz Felipe. “O vôlei de praia representa muito pra mim hoje. Trabalho com isso, sou professor de vôlei, trabalhei em time olímpico, estudei e viajei por conta do vôlei. Foi o esporte que deu um significado na minha vida.”
Nesse tempo Felipe teve diversas conquistas:
- Campeão sub-19 brasileiro geral,
- Vice-campeão geral sub-21,
- Terceiro lugar geral sub-21 brasileiro,
- Campeão de duas etapas do brasileiro aberto
- Campeão paranaense da etapa de Matinhos.
- Atualmente, ele está entre o top 16 das melhores duplas do Brasil.
“No Circuito Oeste, estou jogando em casa. É um campeonato que não me cobro muito; é mais para me divertir, mas sempre busco a vitória”, finaliza Felipe.
Etapas do Circuito Oeste
- Toledo
- Marechal Cândido Rondon
- Foz do Iguaçu
- Medianeira
- Cascavel
Os melhores classificados ao final das etapas disputarão o Top 8, um evento que reunirá as oito melhores duplas, tanto masculinas quanto femininas, em local ainda a ser definido.
“O Circuito Oeste foi pensado para movimentar o vôlei de praia na região oeste”, explica Nivaldo Antunes, embaixador do Vôlei de Praia no WordSport. “Já existiam algumas competições, mas de forma individualizada. O circuito veio para reunir os atletas de todas as cidades da região em um mesmo evento. Hoje, temos uma comissão organizadora que abrange desde Foz do Iguaçu até Marechal Cândido Rondon, incluindo diversos atletas da região.”
Participação e Premiação
“No início do ano, organizamos as datas das etapas e abrimos as filiações. Para jogar o Circuito Oeste, é necessário estar filiado. Todo o valor da filiação é destinado ao evento, que não tem fins lucrativos”, explica Márcio Paiva, um dos organizadores.
“Cada etapa tem uma premiação fixa de R$ 2.300, dividida igualmente entre as categorias masculina e feminina. No final, os oito melhores terão uma premiação em dinheiro e um coquetel de comemoração.”
Gostou? Compartilhe!