Na última quarta-feira (24), cerca de 20 atletas de Rugby de Foz do Iguaçu se reúniram para fazer um ato de amor e solidariedade ao próximo: doação de sangue!
Os atletas marcaram presença no Hemonúcleo de Foz do Iguaçu. A embaixadora do Rugby, Daiana Pedroso explica que em anos anteriores os atletas participavam de uma campanha no qual todos os times de Rugby do Brasil doavam sangue.
“Vários fatores nos motivaram a fazer esse mutirão. Além de participar das campanhas anuais da modalidade, recentemente ficamos sabendo que estavam pedindo doação para duas crianças vítimas de acidente em Foz. Além disso, a demanda por doação aumenta próximo ao Carnaval, por isso, resolvemos voltar a nossa antiga tradição. Um dos cinco valores do Rugby é a solidariedade.”
Diz Daiana Pedroso.
Como doar sangue em Foz do Iguaçu
O candidato à doação deve se dirigir ao Banco de Sangue e ter em mãos um documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial. Após o cadastro, é feita a triagem clínica onde será verificado: pressão arterial, hemoglobina e hematócrito, pulso, peso e altura. Ainda na triagem clínica, é realizado uma entrevista onde o candidato a doação responde questionamentos sobre antecedentes clínicos e hábitos de vida, se o candidato for aprovado fará a doação de até 480mL, mais amostras de aproximadamente 30ml para realização dos exames.
Após a doação, o doador receberá um lanche simples para reposição do volume doado e deverá permanecer por um período mínimo de 15 minutos no hemonúcleo.
Condições para doação de sangue
- Apresentar documento oficial de identidade com foto.
- Ter entre 16 e 69 anos de idade; (No caso de primeira doação o limite é de 60 anos; Doadores com 16 e 17 anos devem estar acompanhados do representante legal).
- Pesar acima de 50kg;
- Ser saudável;
- Ter dormido no mínimo seis horas,
- Estar bem alimentado, mas evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação;
Clique aqui para agendar a sua doação.