Começa nesta quinta-feira, dia 01 de fevereiro, a Seletiva Nacional de Canoagem Slalom (Júnior – Sub-23 e Sênior) e Caiaque Cross (Júnior e Sênior) para a temporada de 2024. O evento, que se estenderá até domingo (04), será na cidade do Rio de Janeiro no Parque Radical de Deodoro.
O objetivo principal das provas é identificar os atletas que irão integrar a Equipe Permanente, representando o Brasil em diversas competições internacionais ao longo do ano. Dentre os eventos destacam-se os Jogos Olímpicos de Paris 2024 – Canoagem Slalom, Campeonatos Continentais, Copas do Mundo e Campeonato Mundial Júnior e Sub-23 de Canoagem Slalom e Caiaque Cross, além do Mundial de Caiaque Cross, que servirá como seletiva olímpica.
Mais de 40 atletas estão prontos para encarar a disputa, buscando uma vaga na tão desejada Equipe Permanente. Os critérios para a seleção estão detalhados na circular 055/2023, e a Comissão Técnica garante que a escolha será criteriosa, visando a formação de um time forte e competitivo.
A equipe permanente, que será moldada até o Campeonato Pan-americano 2024, terá representantes nas modalidades de Caiaque Masculino (MK1), Canoa Masculina (MC1), e uma atleta Feminina, preferencialmente apta a remar tanto em Caiaque quanto em Canoa.
Destaca-se que a atleta Ana Sátila já está assegurada na equipe permanente, garantindo sua presença nos Jogos Olímpicos de Paris – 2024 após a classificação olímpica no Mundial de Londres (2023).
Denis Terezani, supervisor da Canoagem Slalom, ressaltou a importância da seletiva nacional, afirmando que a avaliação anual é fundamental para monitorar o desempenho dos atletas.
“A seletiva é a prova mais importante do ano, pois definirá o time que disputará a vaga olímpica no pan americano. Temos essas seletivas anuais, mas também percentuais somatórios de ano para ano de cada atleta, assim, temos uma análise geral ao longo de todo o ciclo”, afirmou Denis.
Com informações da Assessoria Confederação Brasileira de Canoagem.