Hipismo em Foz do Iguaçu: aulão enriquece a experiência dos atletas

Hipismo em Foz do Iguaçu: aulão enriquece a experiência dos atletas

A prática esportiva já traz consigo uma série de benefícios para a saúde, tanto física quanto mental. No entanto, quando essa prática envolve a conexão com a natureza e os animais, os benefícios podem ser ainda mais significativos. A equipe WordSport vivenciou isso durante o 4º aulão de Hipismo do ano, realizado no Haras Michelle, em Foz do Iguaçu.

O evento foi no último domingo (25), o objetivo principal era avaliar a habilidade dos cavaleiros e seus cavalos, ao mesmo tempo em que promovia um ambiente de confraternização entre os participantes conhecidos.

Hipismo em Foz do Iguaçu: aulão enriquece a experiência dos atletas
Foto: Guilherme Feliciano.

“Os aulões são essenciais para o desenvolvimento dos cavalos. Além de ser uma atividade divertida, nos dão uma noção de como está o desempenho dos animais para futuras competições. Utilizamos o foto-célula, um instrumento que marca o tempo do animal. Quem completar o percurso no menor tempo possível é o vencedor. Também cobramos uma taxa por passada para poder oferecer prêmios aos participantes.” Comenta Shalimar Serhan, Amazona/ Proprietária do Haras Michelle.

Durante o evento, foi praticada a modalidade Três Tambores, que une o cavalo e o cavaleiro em uma corrida contra o tempo, envolvendo agilidade e velocidade. Três tambores são montados em uma arena em formato triangular, com distância de aproximadamente, 30 metros entre um e outro.

O aulão foi dividido em três categorias: escolinha, mirim e tira-teima, garantindo que praticantes de todas as idades tivessem a oportunidade de participar.

Hipismo em Foz do Iguaçu: aulão enriquece a experiência dos atletas
Foto: Guilherme Feliciano.

Entre os vários jovens promessas do Haras, conversamos com Helena Araújo, uma amazona de apenas 11 anos de idade que já está quebrando recordes de tempo.

“A primeira vez que montei em um cavalo foi no CTG, com o meu avô, eu sempre gostei, e depois disso fiquei encantada. O meu tempo recorde foi em uma pista pequena, com 12.900 segundos. Um dos maiores desafios é competir com os maiores”.

Hipismo em Foz do Iguaçu: aulão enriquece a experiência dos atletas
Foto: Guilherme Feliciano.

Já fazem mais de dois anos desde que Helena começou a praticar, e de início foi um desafio para os pais, por conta de a modalidade não ser tão popular.

“No início, não tínhamos muita certeza sobre isso, até que encontramos um lugar para ela treinar. Durante os treinos, tudo foi tranquilo, mas quando ela participou de seu primeiro campeonato, tudo mudou. Como é algo que ela realmente ama, decidimos apoiá-la. É sempre um misto de emoções, mas estamos aprendendo a lidar com isso, tanto durante as competições quanto após. Todos os dias é um novo desafio”. Diz Indianara Araújo, mãe de Helena.

O próximo aulão já está sendo planejado. Vale ressaltar que o evento é aberto ao público e não há requisitos específicos para assistir. Para aqueles que desejam competir, basta se inscrever e levar seu cavalo.

Sobre o Haras Michelle  

Inicialmente, o Haras era um espaço familiar privado, utilizado apenas pelas irmãs Shalimar e Michelle Serhan. Depois de tornarem o local público, o mesmo passou a oferecer aluguel de baias, além de todo suporte necessário aos cavalos, incluindo alimentação, suplementação e treinamento, além dos aulões.

O Haras Michelle é amplo e acolhedor, pensado para os amantes do hipismo e claro, muita conexão com a natureza.

“Começamos pequenos, participando de leilões e competições regionais, estaduais e nacionais. O Haras, que antes era privado, apenas eu e minha irmã montávamos, passou a ser aberto ao público, para que mais pessoas pudessem desfrutar desse esporte. Somos descendentes de árabes, e o amor por cavalos passou de geração para geração. Tudo começou graças ao interesse de meu pai e meu tio pela modalidade”. Finaliza Michelle Serhan, Amazona/ Proprietária do Haras Michelle.

Texto feito por Thaynara Pagno.


Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *