Iguaçuense fez parte da equipe como timoneira
O Brasil conquistou a medalha de ouro na competição de Dragon Boat em Barcelona, Espanha, durante o 5º Festival Internacional de Dragon Boat, realizado no último fim de semana. As atletas brasileiras venceram a categoria BCS (Breast Cancer Survival), destinada a mulheres sobreviventes do câncer de mama, e levaram para casa a medalha de ouro em uma competição que reuniu 900 atletas de 15 países.
As competições foram realizadas nos dias 18 e 19 de maio, com a equipe brasileira participando das categorias Sênior e BCS. O evento contou com 40 equipes, das quais 26 competiram na categoria BCS. Outras categorias incluíam master, sênior e open, com equipes femininas, masculinas ou mistas.
A equipe brasileira em Barcelona foi representada pelo time Lua Rosa de Fortaleza – CE, com a participação especial de Vanessa Awad, da equipe Meninas do Lago IMEL de Foz do Iguaçu, convidada para compor como timoneira.
Na disputa da categoria BCS, entre 26 equipes, a vitória e a medalha de ouro foram para o Brasil, que registrou o menor tempo do festival nessa categoria: 1 minuto e 3 segundos em uma corrida de 200 metros. Já na categoria Sênior, as brasileiras ficaram em 9º lugar.
A jornada até Barcelona foi marcada por muito esforço, treinamento e determinação dessas mulheres fortes. Além da prática esportiva que contribui para a prevenção do câncer de mama, elas representaram o país em um evento internacional de grande prestígio.
O próximo desafio será o Festival Internacional de Dragon Boat em Brasília, onde poderão novamente representar o Brasil e promover esta categoria da canoagem, que transcende o esporte ao inspirar e motivar muitas outras mulheres ao redor do mundo. A previsão é que o evento reúna mais de 350 mulheres do Chile, Argentina, Colômbia, Canadá e Brasil.
Equipe do Brasil:
- Fabíola Guedes
- Ana Paula Gomes
- Valéria Farias
- Cyntia Tavares
- Janaina Baracho
- Karla Veruska Dias
- Letícia Targino
- Janara Pinheiro
- Rejane Ponte
- Angeline Carvalho
- Jamille Medeiros
- Lucia Simões
- Vanessa Awad
(Com informações da Assessoria Canoagem Brasileira)
Gostou? Compartilhe!