Quando os desafios da vida batem à porta, é difícil dar a volta por cima, especialmente em questões de saúde. No entanto, em meio à tempestade, um grupo de mulheres encontrou força para continuar e se apoiar mutuamente por meio da prática do esporte.
Recentemente, a equipe WordSport visitou a Itaipu Binacional para conhecer o projeto Meninas do Lago IMEL. Formado por mulheres que enfrentaram o câncer de mama, o projeto utiliza a prática do Dragon Boat como uma poderosa ferramenta de fortalecimento físico e emocional.
O Meninas do Lago IMEL nasceu após estudos revelarem que a canoagem pode ajudar a fortalecer a região peitoral, afetada pelo câncer de mama. Desde então, o projeto tem proporcionado às participantes muita atividade física, além de uma verdadeira terapia de vida.
“Conheci o projeto em 2021, pelo WhatsApp. Fui muito bem recepcionada, foi uma terapia pra mim, é um privilégio participar. Aqui temos tudo: esporte, acolhimento, amizades incríveis e qualidade de vida, que é o mais importante. O Dragon Boat ressignificou minha vida. Durante 50 anos, fui uma mulher sedentária, e hoje sinto prazer em praticar o esporte. Frequento academia, algo que nunca fiz na minha vida. Para mim, foi um recomeço. Recentemente conquistamos o 1º lugar no PARAJAPS e foi incrível, teve um valor muito grande. Passamos por tanta coisa, e isso nos mostrou que estamos no caminho certo. Tenho certeza de que foi uma das primeiras conquistas de muitas das Meninas do Lago”.
Diz Márcia Iuliano, atleta de Dragon Boat.
O Dragon Boat é um esporte aquático com raízes na China antiga, onde equipes de remadores competem em barcos longos e estreitos, adornados com cabeças e caudas de dragão. A modalidade exige força, resistência e cooperação, sendo praticada em competições e festividades tradicionais, simbolizando união e esforço coletivo.
A história de Cleide de Matos também é inspiradora, e mostra que um propósito pode ser encontrado em meio aos desafios.
“Conheci o projeto por meio de uma amiga. No início, relutei em vir, mas quando me mudei para Foz, comecei a participar. Sempre penso que algo ruim pode trazer algo bom. Mudou tudo na minha vida: amizade, alegria. Aqui temos vida, não parece que passamos por toda a turbulência do tratamento. Aqui vemos felicidade, todas se ajudam e se abraçam. Aqui é vida.”
Caroline Valiati, técnica de Dragon Boat, reforça o impacto do projeto.
“Mostramos que a atividade física ajuda a reintegrar a mulher na sociedade, proporcionando qualidade de vida. Elas se unem, fazem bagunça e remam juntas. A união faz a força. Elas mostram que existe vida após o câncer. Além do remo, elas realizam trabalhos voluntários e se unem fora daqui.”
O projeto Meninas do Lago é voltado exclusivamente para mulheres que tiveram câncer. O pré-requisito é ter passado pelo tratamento e ganhado alta, com um atestado médico do cardiologista e comprovante de residência.
“Venha conhecer nosso projeto e nossas histórias. Cada uma aqui é diferente, mas no barco, todas são iguais. No barco, todas têm a mesma energia, uma ajuda a outra e mostra que existe vida após o câncer. No ano que vem, almejamos o campeonato internacional, vamos treinar para isso.”
Finaliza a técnica.
Conhece alguém que precisa conhecer o projeto? Entre em contato pelo Instagram @meninasdolagoimel.
Gostou? Compartilhe!
Comentários