O Campeonato Municipal-Foz Speed 2024 agitou Foz do Iguaçu no último domingo, 14 de julho. Realizado em uma única etapa na Avenida Portugal, o evento contou com a participação de ciclistas de diversas categorias, desde MTB até elite, incluindo master e sub-23.
Mesmo com o clima frio, os atletas mostraram determinação, tornando a competição um marco importante para a retomada do ciclismo na cidade.
A técnica da equipe de base de ciclismo, Lucimara Ramão, destacou a importância do retorno do campeonato municipal após anos.
“Esse campeonato municipal está sendo retomado novamente, faziam muitos anos que não era realizado. Nossa pretensão é que venha para ficar. Os ciclistas gostaram da retomada, é um incentivo para as famílias prestigiarem. Nosso trabalho também foca na base, nas crianças. É complicado para os pais competirem em níveis regionais e levar a família, mas fazendo o municipal, em casa, faz com que venham e participem. Nosso objetivo é incentivar o esporte,” afirmou.
Peterson Tozzi, ciclista de Foz do Iguaçu com 17 anos de experiência, também participou do campeonato. Ele destacou a importância de preparar-se para as condições adversas, como o frio e a pista molhada, que aumentaram o nível técnico da prova.
“Sou ciclista há 17 anos, e tem 6 anos que defendo Foz do Iguaçu. Fui bi-campeão paranaense e bi-campeão dos jogos abertos do Paraná. Nos preparamos para o municipal, pois é uma competição que traz a nova geração. Queremos mostrar que é possível viver do esporte, e eventos como esse é um portal de entrada. Os desafios da prova foram o frio, fazer o aquecimento é bem importante. É uma prova rápida, e por conta da chuva, as curvas estavam molhadas, por isso o nível técnico da prova aumentou muito, pelo frio e pista molhada. O ciclismo é minha vida. Hoje tenho uma loja de bike, fui atleta profissional por 6 anos, então eu vivi da bike, minha família vem da bike. Isso é minha vida,” finalizou Tozzi.
Rafael Felipe da Silva, embaixador do ciclismo, comentou sobre o crescimento do esporte na cidade. Ele mencionou que, após um período de baixa, o ciclismo em Foz do Iguaçu está sendo retomado.
“Por algum tempo, o ciclismo ficou em baixa em Foz. Mas esse ano já foram realizadas provas de mountain bike, agora essa prova municipal. Então a modalidade vem crescendo, e a adesão dos atletas está bacana. No fim do ano já tem um outro evento grande, o cicloturismo. A tendência é ficar cada vez maior,” disse Rafael.
O Amigos Projeto, conhecido pelo BMX também esteve presente no evento. A equipe juvenil do projeto participou com 3 atletas, tendo como resultado dois campeões municipais e uma vice campeã.
Foto: Bruno Gonçalves/ Reprodução Instagram @amigos_projeto.
Resultados
Categoria MTB
Base
Open
Master
Master A
Master B
Master C
Elite masculino
Elite feminino
Sub-23 masculino
Sub-23 feminino
Gostou? Compartilhe!