“A doação é uma das mais lindas formas de agradecimento a Deus”.
Ajudar ao próximo é um movimento que exige esforço, sabedoria e empatia. Quando várias pessoas se unem, a ação fica acessível e ainda mais significativa. Em Foz do Iguaçu, uma ideia mudou esse cenário: por que não unir solidariedade e esporte? A ação deu tão certo, que hoje o Futebol Solidário está em sua 7ª edição.
Este ano, mais de 70 jogadores, incluindo vários ex-profissionais de futebol, participaram do Jogo Solidário, realizado no sábado (20) no Estádio do ABC. Nesta edição, a ação foi realizada em prol do Projeto Amigos.
“Ficamos muito felizes em ser escolhidos como a instituição a receber os alimentos. Trabalhamos com comunidade de risco, então essas doações vão beneficiar em torno de 100 famílias. Faremos a distribuição gradativamente, com as pessoas que já estão com a gente e também para aquelas que nos procuram”.
diz Pastor Maicon Gonçalves, representante do Projeto Amigos.
Pastor Maicon.
O Projeto Amigos nasceu em 2012, inicialmente promovendo festas e eventos para ajudar o próximo. Posteriormente dando cursos e treinamentos, atraindo crianças que hoje já são atletas. Atualmente o Projeto Amigos atua em 27 áreas diferentes. No esporte, contam com um time de BMX que reúne cerca de 70 atletas. Além disso, trabalham com futsal, vela, e áreas da arte como balé, música, dança de rua, artes marciais e muito mais.
“Quando trabalhamos com projetos sociais, vemos que é feito com várias mãos. Por mais que tente alcançar algo sozinho, será limitado. Projetos sociais são feitos com várias mãos, juntos, para que tudo possa acontecer”, finaliza o Pastor.
Caminhão de cestas básicas.
7ª edição do Jogo Solidário
Grande parte dos atletas envolvidos no evento disputam o Campeonato de Futebol Veterano, promovido pela Associação Recreativa e Esportiva de Atletas Veteranos de Foz do Iguaçu (AREVEFI). Na ocasião, foram realizados dois jogos: o primeiro entre o time Amor (4) e Ao Próximo (5), e o segundo entre atletas selecionados do Brasil (5) e Paraguai (4).
Amarelo é o time do Amor e o azul Ao Próximo.
“Fui convidado para participar na organização e também a jogar. Ano passado também entrei em campo. O importante é ter amor ao próximo, ajudar quem precisa e reunir o pessoal, estar sempre junto, confraternizando e participando”.
Diz Radames, que jogou no time Ao Próximo e ajudou na organização do evento.
Rada.
Este ano, especificamente, serão realizados dois jogos solidários para compensar o ano de 2020, que não teve evento devido à pandemia. Quem tem interesse em participar ou ajudar, pode entrar em contato diretamente com Tidão pelo número: 45 9977-4385.
“Para nós é um sentimento de gratidão por este evento estar ajudando entidades há 7 anos. A cada edição, mais pessoas procuram fazer parte e mais empresários procuram apoiar. Este ano, tivemos a grande ajuda do Radames e do Santiago, presidente do ABC, além dos empresários apoiadores”.
Explica Dolcides Rodrigues, conhecido como “Tidão”, idealizador e organizador da ação.
Dolcides Rodrigues, além de jogador, tem um histórico marcante no futebol local, tendo jogado por equipes como CRG, Triângulo e Foz/Inter, e também atuado na diretoria do extinto Nacional, da Vila “C”.
Tidão.
Apoio dos empresários locais
O evento contou com o apoio de diversos empresários locais, entre eles, Paulo Debrito, da Autoescola Debrito.
“A Autoescola Debrito está há mais de 30 anos incentivando e motivando a prática do esporte em Foz. Foi com muito prazer que dissemos ‘sim’ para apoiar esta ação. Para nós, isso é muito gratificante. Convido todos os empresários a participarem.”
Paulo, empresário da Autoescola Debrito.
Conheça as demais empresas apoiadoras:
- Autoescola JK
- Chiquinho Sorvetes
- Daisy Materiais de Construção
- Daisy Petiscaria
- Dutra Espetinho
- Estatex
- Festera Cervejaria
- Marcio Pneus
- Rs Móveis
- Team Marcos Carvalho
- Transli
- WordSport
Gostou? Compartilhe!