Alunos da APAE Foz do Iguaçu são destaques no Tênis de Mesa 

Neste dia 21 de março, é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down, uma data que celebra a vida das pessoas com essa condição e promove a inclusão e o respeito à diversidade. A data foi escolhida por fazer referência à trissomia do cromossomo 21, que caracteriza a condição genética.

A equipe WordSport acompanhou de perto o treino do Projeto Sementinha, uma parceria feita entre APAE, Prefeitura de Foz do Iguaçu e Gresfi, que proporciona aulas de Tênis de Mesa aos alunos da Instituição. 

As aulas são realizadas duas vezes por semana no Clube Gresfi, orientada pelo professor Pedro Corrêa, embaixador do tênis. Os treinos duram em média 2h, tempo em que os atletas praticam saque, recepção, além do jogo em si. 

“Eles são muito carinhosos conosco, possuem um senso de gratidão muito grande. Já tinha uma experiência quando vim para Foz, e logo que cheguei já procurei fazer esse trabalho com a APAE. Mauriceia foi a ponte para que isso se tornasse possível. Percebemos que a coordenação motora evoluiu, assim como a parte cognitiva: melhoraram a compreensão das instruções e nomenclaturas.” 

Diz o professor Pedro.

Mauriceia de Araujo, professora de educação física da APAE explica que os benefícios aos alunos são vários. As aulas são realizadas no contraturno, e reúne os que mais se destacam para treinamento e competições. 

“Esse mundo para os alunos é de extrema importância. Eles se dedicam, gostam das viagens que fazemos para os campeonatos, que muito além dos jogos, são realizados festas para eles. Isso promove uma inclusão e eles se sentem parte disso. Percebemos uma melhora na socialização, viraram atletas do tênis de mesa”. 

A professora explica que eles são muito ativos, além da modalidade, praticam atletismo, dança e futsal. Essa interação é fundamental para o desenvolvimento, por isso os motivam a praticar o esporte, que é uma ferramenta de crescimento.

Aulas e campeonatos

O projeto social vai muito além do Tênis de Mesa. Como os professores já mencionaram anteriormente, a socialização é um grande benefício durante as aulas, isso porque eles têm a oportunidade de interagir com outros alunos da modalidade. 

Os campeonatos são outro destaque do Projeto Sementinha. Os atletas representam Foz do Iguaçu em estaduais e isso desperta um sentimento de orgulho, não apenas para eles, mas para professores e a população. 

Veja algumas conquistas: 

Parajap’s;

  • Campeão geral 2022;
  • 3º lugar em 2023;
  • Campeões em duplas na copa Down em Prudentópolis; 
  • Vice campeão brasileiro dos jogos das APAEs

Gostou? Compartilhe!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *