Recentemente, a equipe WordSport prestigiou a roda de capoeira organizada pelo Mestre Nescau, do Grupo de capoeira Camboatá. Mensalmente, as rodas reúnem capoeiristas de toda a cidade para uma tarde de aprendizado, troca de experiências e celebração da rica cultura afro-brasileira.
A capoeira, uma expressão artística que mescla dança, música e luta, tem desempenhado um papel significativo na vida de muitos, como Jean Pedro, conhecido como JP, que começou a praticar a capoeira aos 7 anos.
“A capoeira mudou a minha vida em diversos aspectos. É mais que um esporte, é uma arte marcial que traz metodologias que aplicamos na vida e ensina valores como disciplina, hierarquia e respeito.”
Para Soro, professor e graduado em capoeira, a prática vai além das acrobacias e movimentos atléticos.
“A capoeira é uma manifestação cultural que traz consigo a história de um povo que lutou pela liberdade. Mostra a disciplina, a hierarquia e, acima de tudo, a resistência e a superação. A modalidade vai muito além das acrobacias, elas são apenas um dos muitos elementos que se aprende, como o canto, o ritmo, o domínio dos instrumentos e a expressão da luta.”
Mestre Nescau, embaixador da Capoeira no WordSport e referência na comunidade local, destacou a importância do ensino dos valores da capoeira às novas gerações.
“Todas as terças e sábados, estou aqui no Gresfi, ensinando os movimentos da capoeira, assim como os valores que ela carrega. A capoeira é vida, sentimento, amor, um ambiente que acolhe a todos. É uma arte e uma luta que atravessa fronteiras e une pessoas de todas as origens.”
Os encontros mensais são realizados para que todos possam se encontrar e vivenciar a energia das rodas, é um momento de interação e aprendizado.
Aulas de Capoeira em Foz do Iguaçu
As aulas do Mestre Nescau são dedicadas aos professores de Capoeira espalhados por Foz do Iguaçu. A A cidade conta com grupos de capoeira de norte a sul. Ficou interessado? Basta nos contatar por meio do WhatsApp 45 9102-5225.
Maculelê
Na ocasião, também teve a demonstração do maculelê, uma expressão cultural afro-brasileira que tem raízes profundas na história da capoeira. Originário das comunidades negras no Brasil, na região nordeste, o Maculelê é uma dança ritmada que utiliza bastões como principal elemento.
A prática do Maculelê remonta aos tempos da escravidão, quando os africanos trazidos ao Brasil encontraram maneiras de preservar sua cultura e identidade por meio de formas de expressão artística. Acredita-se que o Maculelê tenha se originado como uma forma de treinamento militar, onde os escravos simulavam combates usando os bastões como armas.
Gostou? Compartilhe!