Nos dias 17 e 18 de agosto, o Clube Hípico de Foz do Iguaçu (CHFI) irá promover a 1ª Etapa do Ranking CHFI 2024, que será realizada em conjunto com a reinauguração e abertura da pista principal.
A programação faz parte de um projeto de reestruturação do clube, para voltar a receber grandes campeonatos, além de possibilitar o incremento dos trabalhos de equoterapia, com melhor qualidade e infraestrutura.
A equoterapia é uma opção terapêutica principalmente para crianças com necessidades especiais, pois os exercícios realizados no cavalo alteram a resposta do sistema nervoso central e permitem melhora na postura e na percepção do movimento.
Programação do evento
A cerimônia de inauguração está marcada para as 14h de sábado, dia 17 de agosto, dando início a uma série de competições que vão desafiar e encantar os participantes e espectadores. Na sequência, a pista será aberta para o reconhecimento das categorias Manejo, X ao trote e 0,40 cm, com as provas dessas modalidades sendo realizadas ao longo da tarde.
No domingo, a programação começará às 10h com uma cerimônia de inauguração da Pista Principal, seguida pela premiação final do Ranking 2023. Durante o dia, os atletas competirão em diversas categorias, variando de 0,60 m a 1,20 m de altura, com momentos de reconhecimento entre as provas.
“A nova a pista do Clube Hípico de Foz foi preparada com uma ótima estrutura e acompanhamento técnico de excelentes profissionais. Os alunos e sócios do CHFI estão ansiosos pela estreia. Foi um sonho que saiu do papel, um mérito de todos os envolvidos no projeto.”
Diz William Santos, instrutor e cavaleiro no Clube Hípico de Foz.
Convite para a comunidade
O CHFI faz um convite especial para que todos participem deste grande evento, que celebra a inauguração de uma infraestrutura de ponta, e dá início ao novo ciclo de competições do ranking anual.
“Contamos com a sua presença!” é o chamado do clube para que os amantes do hipismo e o público em geral possam prestigiar as provas e conferir de perto o novo espaço, preparado com o que há de melhor em termos de qualidade e tecnologia.
A reforma do Clube Hípico de Foz
O projeto de reforma teve um custo de R$ 700 mil, dos quais R$ 160 mil foram investidos pela Itaipu Binacional.
A reinauguração da pista principal faz parte da primeira etapa do Projeto de Revitalização. A pista foi reformada e redimensionada, atendendo todas as exigências técnicas da FEI (Federação Equestre Internacional), para segurança dos conjuntos (cavalo/humano) e bem-estar animal.
Com a reforma, a pista está apta a receber concursos de salto nacionais e internacionais. Mas, para sediar campeonatos federados, será necessário concluir a reforma de outras áreas do clube, como os pavilhões para estabulagem de cavalos em campeonatos, a veterinária, os picadeiros cobertos, a pista de salto secundária e a sede social (com restaurante).
Por isso, o clube programou, para este ano, cinco etapas do Ranking Interno. Para 2025, estão sendo programadas 10 etapas do Ranking Interno, com a possibilidade de, ao menos uma prova federada – estadual ou nacional. Para 2026, além das provas nacionais, pretende trazer ao menos uma prova internacional.
(Com informações da Assessoria)
Gostou? Compartilhe!