A competição, popularmente conhecida como “Copinha”, representa uma importante vitrine para os jovens talentos do futebol brasileiro
A 54ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, um dos torneios sub-20 mais renomados do Brasil, teve início em 2 de janeiro. A competição, popularmente conhecida como “Copinha”, representa uma importante vitrine para os jovens talentos do futebol brasileiro, oferecendo oportunidade de desenvolvimento no cenário esportivo nacional.
Ao todo, 128 times estão na disputa, lutando por duas vagas na final dia 25 de janeiro. A primeira fase, será dividida em 32 grupos dentro do estado de São Paulo e terá 255 jogos até a grande final, disputada no dia do aniversário da cidade.
A história da Copinha é marcada pelos clubes que se destacaram ao longo das edições. Dentre eles, o Corinthians lidera com 10 títulos, seguido por Fluminense e Internacional, ambos com 5 títulos. Flamengo e São Paulo acumulam 4 títulos cada, enquanto Atlético-MG, Santos, Nacional de São Paulo, Palmeiras, Ponte Preta e Portuguesa ostentam 2 títulos cada.
Outros clubes, como América-MG, América de São José do Rio Preto, Cruzeiro, Figueirense, Guarani, Juventus-SP, Marília, Paulista, Roma-SP, Santo André e Vasco da Gama, conquistaram um título cada.
A Copa São Paulo de Futebol Júnior também é reconhecida por revelar talentos que se destacam no cenário nacional e internacional. Entre os craques que surgiram na Copinha estão nomes como Dida (Vitória), Cafu (São Paulo), Júnior Baiano (Flamengo), Marquinhos (Corinthians), Guilherme Arana (Corinthians), Casemiro (São Paulo), Lucas Paquetá (Flamengo), Raí (Botafogo de Ribeirão Preto), Dener (Portuguesa), Gabriel Martinelli (Ituano), Luizão (Guarani) e o técnico Enderson Moreira (Cruzeiro).