Foz do Iguaçu recebe Festival Internacional de Esporte Adaptado

No dia 21 de setembro, data que celebra o Dia Nacional da Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, Foz do Iguaçu sediará o Festival Internacional de Esporte Adaptado – Maestro/ITAIPU-PCD, um evento que promete marcar o calendário esportivo da cidade e reforçar a inclusão social por meio do esporte.

O festival será realizado no Centro Escola Bairro Darci Pedro Zanatta, das 8h30 às 12h30, e reunirá diversas modalidades adaptadas, promovidas ou apoiadas pelo projeto Maestro da Bola. O objetivo é proporcionar aos inscritos e suas famílias uma experiência imersiva no mundo do esporte adaptado, desde a iniciação esportiva até o alto rendimento.

Os esportes que serão apresentados incluem modalidades que atendem a diferentes tipos de deficiência, como basquete em cadeira de rodas, futebol de cegos, bocha paralímpica, natação paralímpica, atletismo, entre outros. Destaque também para esportes como o Dragon Boat, uma modalidade voltada para pessoas que passaram por mastectomia.

Bocha paralímpica.

Além das competições, o festival tem um caráter inclusivo e educativo, promovendo a prática esportiva e valores como respeito, disciplina, trabalho em equipe e superação.

Programação de esportes

Os participantes terão a chance de prestigiar modalidades como:

Não perca a oportunidade de vivenciar o poder transformador do esporte!

Guto Mazine, Coordenador do Projeto Maestro da Bola/ ITAIPU-PCD.

O Projeto Maestro/ITAIPU-PCD

O evento é uma iniciativa do Projeto Maestro/ITAIPU-PCD, uma parceria entre o Projeto Maestro da Bola e Itaipu Binacional, que visa integrar pessoas com deficiência ao mundo do esporte, proporcionando tanto inclusão quanto a oportunidade de desenvolvimento em alto nível.

Basquete para PCD promove inclusão social por meio do esporte 

Com uma equipe multidisciplinar que acompanha os participantes desde o diagnóstico até a participação em competições, o projeto trabalha com pessoas com deficiências físicas, intelectuais, auditivas, visuais e múltiplas. O objetivo é garantir que todos possam desenvolver suas habilidades, superando barreiras físicas e sociais por meio do esporte.

Entre as metas do projeto estão a promoção da inclusão social, a utilização do esporte como meio de reabilitação e o desenvolvimento de atletas de alto rendimento. Além disso, o projeto busca combater o preconceito e garantir os direitos das pessoas com deficiência, promovendo eventos, competições e capacitações que fomentem o esporte adaptado no estado.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *