Foz recebeu Seleção Brasileira Juvenil de Rugby para amistosos internacionais

Na terça-feira, 16 de julho, as Seleções Brasileiras Masculinas sub 17 e sub 19 receberam a equipe inglesa do Clifton College em Foz do Iguaçu, com duas partidas no Estádio do ABC. Os Curumins encararam amistosos contra o importante colégio inglês Clifton College, um dos mais fortes na modalidade em seu país, que está em visita à América do Sul.

Harri Pollitt, atleta do Clifton College, compartilhou sua emoção de jogar no Brasil.

“Eu jogo desde criança, cresci em uma família que era muito orientada para o Rugby, meu pai é muito fã, então fui introduzido em um clube ainda muito jovem. Depois que entrei na Clifton College comecei a levar mais a sério e agora estamos aqui, jogando no Brasil, é uma honra.”

Os amistosos fazem parte da preparação dos Curumins para as próximas partidas em Assunção contra as seleções do Paraguai. Leandro Gevaerd, treinador dos Curumins, falou sobre o desenvolvimento da equipe.

“Estamos muito felizes por este momento histórico para os Curumins, que terão quase dez partidas internacionais neste ano. Prepararemos nosso M19 para o Sul-Americano no fim do ano, valendo vaga no Mundial, enquanto também trabalhamos o M17, que terá suas primeiras experiências nesse nível de jogo. Passaram cerca de 90 meninos por nossos treinos de identificação de talentos até chegarmos a 47 jogadores convocados, que agora ganharam os estímulos para evoluírem dentro do jogo.”

Entre os convocados estão dois atletas de Foz do Iguaçu: Tiago Jurach e Gabriel dos Santos Borges. Gabriel comentou sobre a oportunidade.

“É uma grande oportunidade para mim, representar a cidade. Está sendo a primeira vez que Foz está tendo esse intercâmbio com a seleção brasileira, comigo e com Tiago, e é uma grande alegria para gente e para cidade. Com todo esforço e vontade, cheguei aqui após três anos. Comecei na modalidade por influência do meu irmão, comecei pequeno e estou aqui até hoje.”

O primeiro jogo, Sub-17, terminou em vitória inglesa por 29 a 13. Os brasileiros marcaram dois tries, com Cauã Tenório e Gabriel Mohalem. Ruan “Goiaba” iniciou a partida com um drop goal ousado e certeiro para os Curumins, mas a experiência dos ingleses prevaleceu.

Durante os intervalos, amistosos entre as categorias sub-15 e sub-17 femininas do Foz Rugby mantiveram o público animado.

Vitória da Cruz Buratti, capitã do time juvenil de rugby, falou sobre sua trajetória.

“O rugby me foi apresentado por uma amiga. Tive curiosidade por ser um esporte diferente. Comecei a participar e fui evoluindo. Não imaginava ser uma coisa séria. A nossa rotina muda completamente. É a primeira vez que estou no papel de capitã, me sinto feliz por ter sido escolhida. O rugby representa mudança na minha vida.”

No segundo compromisso, o Sub-19 brasileiro iniciou forte, com Lyan marcando um penal e Dudu (Eduardo dos Santos) anotando o primeiro try. Apesar do bom começo, os ingleses viraram e venceram por 35 a 15.

Daiana Pedroso, embaixadora do rugby em Foz, falou sobre a importância de Foz do Iguaçu sediar eventos esportivos como esse.

“Esta é a primeira vez que Foz sedia um jogo da seleção brasileira de Rugby. Eventos como esse ajudam a fomentar o esporte na comunidade, e os pais podem acompanhar. Por exemplo, teve alguns pais que foi a primeira vez que viram os filhos jogando, por conta de os jogos serem sempre fora da cidade. Para nós é um orgulho ter os dois atletas Tiago e Gabriel convocados para a seleção brasileira, é um sentimento de trabalho bem feito, pois começamos eles desde a base e agora temos a convocação.

As Seleções Brasileiras enfrentarão as seleções do Paraguai nos dias 23 e 26 de julho, continuando a histórica série de jogos internacionais para os Curumins.

Com informações WordSport e Confederação Brasileira de Rugby)


Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *