Neste final de semana, o 14° Festival Pedagógico de Capoeira movimenta Foz do Iguaçu, em um evento cultural promovido pelo Grupo Muzenza e pela Associação de Capoeira Pedagógica (ACAPE). A programação celebra a capoeira como expressão de arte, educação e inclusão social. Será realizada a troca de graduações de cerca de 400 alunos, entre crianças, jovens e adultos.
A programação começa na sexta-feira (22) com a graduação dos alunos da APAE, seguida por uma roda oficial de capoeira à noite, que marca a abertura do evento na sede da ACAPE.
Aulas de Capoeira na APAE com Contramestre Fábio Castilha.
No sábado (23), o público poderá prestigiar uma animada roda de rua na Avenida Brasil, em frente à Paraguaçu Automóveis, e, à tarde, o aguardado festival no Ginásio Costa Cavalcanti.
Apresentação de Capoeira do Grupo Muzenza.
Além das atividades culturais, o festival destaca a importância da capoeira como ferramenta pedagógica e social. A ACAPE oferece aulas em escolas, na APAE e em comunidades carentes, como no Projeto Angatuba, impactando positivamente a vida de centenas de crianças e adolescentes.
“Essa é uma grande festa onde graduamos nossos alunos, uma verdadeira celebração cultural com uma vasta programação. Todos estão convidados a prestigiar a capoeira!”, convida o contramestre Fábio Castilha.
Programação completa:
Sexta-feira, 22 de novembro
- 8h às 9h30 e 14h às 15h30 – Graduação dos alunos da APAE (atividade fechada).
- 19h – Roda oficial do Grupo Muzenza (abertura oficial do evento).
- Local: Sede da ACAPE, na rua Aquidauana, 121 – Jardim Manaus, Foz do Iguaçu
Sábado, 23 de novembro
- 10h30 às 12h – Roda de rua (participação livre).
- Local: Avenida Brasil, em frente à Paraguaçu Automóveis.
- 15h30 – Festival Pedagógico de Capoeira.
- Local: Ginásio de Esportes Costa Cavalcanti.
O festival conta com o apoio do Instituto Federal do Paraná, Programa Nota Paraná, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, Programa Foz Fazendo Arte, APAE Foz do Iguaçu e WordSport.