Tudo que você precisa saber sobre o PRP (Plasma Rico em Plaquetas)

Tudo que você precisa saber sobre o PRP (Plasma Rico em Plaquetas)

O PRP tem sido muito utilizado em lesões de atletas por apresentar uma recuperação mais rápida, habilitando-o a voltar ao esporte com menos tempo de pausa

O plasma rico em plaquetas (PRP) é um derivado autólogo ou alogênico do sangue total que contém uma concentração supra fisiológica de plaquetas. Ele tem ganhado cada vez mais atenção tanto da literatura científica, quanto da mídia em geral por sua aplicação potencial como terapia adjuvante regenerativa.

Os grânulos alfa das plaquetas fornecem uma vasta gama de fatores de crescimento e citocinas que são importantes na cicatrização de feridas.

Esses fatores de crescimento podem promover a angiogênese local, o direcionamento de células tronco, a migração celular local, a proliferação e a diferenciação, juntamente com a deposição de proteínas da matriz, como colágeno, que desempenha um papel fundamental ao permitir a restauração da estrutura e função normal do tecido.

O efeito regenerativo do PRP exercido pela produção de um ambiente local para a regeneração tecidual tem sido apoiado por estudos in vivo que sugerem uma influência positiva na migração e proliferação de vários tipos de células.

O PRP tem sido muito utilizado em lesões de atletas por apresentar uma recuperação mais rápida, habilitando-o a voltar ao esporte com menos tempo de pausa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *