O velejador Andrey Godoy, está representando a comunidade iguaçuense no Campeonato Mundial masculino de vela da classe ILCA 6, onde 186 barcos de mais de 30 países estão disputando o título.
O Brasil está sendo representado por três velejadores: Andrey De Oliveira Godoy, Bruno Amaral e Antônio Cavalcanti Rosa.
O Mundial teve início no dia 14 e se estende até o dia 19 de janeiro. Também terá as disputas da categoria júnior, com o Brasil sendo representado pelos atletas Gustavo Canovas Kiessling, Luiz Felipe Giagio, Vicente Schirmer, Frederico Siebert Francavilla e Thomas Vives Potthoff.
Quem é Andrey Godoy?
Andrey começou sua história com a vela aos 9 anos por influência familiar, foi aluno do projeto “Velejar é Preciso” do ICLI – Iate Clube Lago de Itaipu, onde ao longo de 15 anos adquiriu uma impressionante lista de conquistas, incluindo 4 títulos brasileiros, 3 sul-americanos e um destaque como top 5 em campeonatos mundiais.
Atualmente, o atleta está morando em Brasília, mas escolheu Foz do Iguaçu como base para seus treinamentos finais antes do mundial, aproveitando a oportunidade para renovar suas energias junto à família.
Como foi o primeiro dia do campeonato?
O primeiro dia do campeonato mundial trouxe condições desafiadoras com ventos entre 20 e 30 nós, além de ondas intensas, tornando as regatas extremamente difíceis. Andrey iniciou o torneio na 6ª colocação geral, em meio a 50 competidores de 8 países.
Na primeira regata, o velejador iguaçuense surpreendeu ao manter-se no top 5. Já a segunda regata apresentou um desafio inicial.
“Na segunda, larguei mal e fiz uma regata de recuperação e na última perna virei o barco, mas logo consegui desvirar sem perder posição ficando no top 10, objetivo do dia foi alcançado.”
Comenta o atleta.
Andrey se destaca como o velejador mais leve no top 10, o que pode ser uma vantagem em condições de vento mais fraco, o que não é o caso para os próximos dias, já que a previsão é de vento forte para médio.
Mas a tendência é diminuir a intensidade do vento. Independente das condições climáticas, sua motivação e determinação permanecem firmes.