Dicas de como se preparar para uma corrida

Dicas de como se preparar para uma corrida

Me chamo Victoria e sou médica com abordagem integrativa e nutrológica. Amante dos esportes e corredora amadora. Iniciei na corrida de rua aos 12 anos e após isso não consegui me desligar dessa prática. Uma das razões que fizeram eu me apaixonar por esse esporte é a simplicidade de calçar um par de tênis e sair desfrutar paisagem a fora. E para a primeira postagem não poderia escolher outro tema: preparação para a corrida e os benefícios dela.

Quando nos aventuramos a correr kms porta fora, devemos lembrar que a preparação começa porta a dentro (de casa) e dias antes do desafio.

Vale lembrar que antes de iniciarmos uma atividade física, devemos realizar um check-up com médico. A corrida é uma atividade que exige bastante do corpo e por se tratar de uma atividade de impacto, estar saudável facilita um melhor desempenho.

Dicas de como se preparar para uma corrida

Dicas para iniciantes

Dicas básicas para começar: se você irá iniciar depois de uma jornada sedentária, seja gentil com o seu corpo e inicie de forma gradativa. Caminhadas de 30 minutos, de 3 a 5 vezes da semana é o ideal. Depois de algumas semanas assim, vamos colocar uns trotes nesses 30 minutos?

Depois de 5 minutos de aquecimento, comece a alterar corrida com caminhada. Após isso, tente 1 minuto correndo e alternando com 2 minutos de caminhada. Quando esse processo ficar confortável, aumente os minutos de corrida e diminui os de caminhada.

Dicas de como se preparar para uma corrida
Dra. Victoria Salinet.

Alimentar-se bem faz total diferença no desempenho

A refeição pré-prova pode ser feita de 1-4 horas antes da prova. Isso é importante porque vai depender do horário da largada, o horário em que você acorda, e quanto tempo vai levar até a largada.

O café da manhã pré-prova é importante, além disso, nutrir-se bem na noite anterior (quando a corrida é realizada nas primeiras horas da manhã) é fundamental. A refeição que antecede a prova deve ser fonte de carboidratos, e ser moderada em proteínas, gorduras e fibras, para facilitar o processo digestivo.

No meu caso, escolhi uma boa massa italiana (só com molho vermelho para evitar desconfortos gastrointestinais). No dia da corrida, houve ingestão de pão com geleia e melancia. Hidratação durante a corrida e logo na chegada – melancia e banana! E depois de uma hora (pós premiações), tive um café da manhã de campeã.

A hidratação seguiu tarde a dentro e deve ser feita pela quantidade de água que acaba sendo perdida durante a corrida.

Vale lembrar que ter um acompanhamento de um profissional faz toda a diferença. Já pensou em começar 2024 com uma vida ativa?

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *